Sou do Sapé e me orgulho de sê-lo. Se tomarem minha carteira de identidade, irão ver lá escrito:
Nome: Francisco de Assis Pitombeira
Data do nascimento: 27.12.1928
Pai: Francisco de Paula de Araújo Maia
Mãe: Apolônia Pitombeira Maia
Há coisas que não entram num Curriculum Vitae. Não melhoram a biografia nem são matéria para a história.
Mas vou dizê-las como uma “confessio” ao estilo de Santo Agosto. Só tenho 3 títulos de glória:
- ser filho de Deus, cristão, pela graça do batismo;
- ser padre, ainda que indigno;
- ser filho de pessoas íntegras, honestas, cuja memória é um emblema na lembrança. Estão em Deus e me protegem.
Tudo que eu fui e sou (e é quase nada) me veio pela calha do contingente.
“Como as pedras na orla do canteiro, o fado me dispôs e ali fiquei”. O resto é “vanitas vanitatum, et omnia vanitas”. Não me deixarão saudade, quando o Senhor me chamar.
Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(Fernando Pessoa, trecho de Tabacaria)
Resumo biográfico
1928 – Francisco de Assis Pitombeira nasce no Sítio Sapé, município de Limoeiro do Norte, Ceará, a 27 de dezembro. É batizado pelo Padre Vital Gurgel Guedes, na Igreja Matriz de Limoeiro, a 30 de dezembro. 1940 – Matricula-se no 3º ano primário do Educandário Padre Anchieta, em Limoeiro do Norte. 1941 – Ingressa no Seminário Menor de Fortaleza, em fevereiro. 1952 – Ordenação Sacerdotal, pela imposição das mãos de Dom Aureliano Matos, na Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro. 1953 – É nomeado Vigário substituto do Padre Antônio das Graças Martins, em janeiro. Ingressa no magistério como professor auxiliar administrativo de Padre José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, no Ginásio Diocesano. 1954 – Nomeado Diretor do Ginásio Diocesano Padre Anchieta por Dom Aureliano Matos, em janeiro. 1963 – Instala o Curso Científico no Colégio Diocesano. 1965 – Realiza, juntamente com José Nilson Osterne de Oliveira, a I Olimpíada Jaguaribana, a 5 de setembro. 1966 – Constrói com a comunidade a Quadra do Colégio Diocesano, onde se realiza a II Olimpíada Jaguaribana, a 1º de agosto. 1967 – Comanda a delegação estudantil limoeirense na III Olimpíada Jaguaribana, a 26 de setembro. 1968 – Participa da IV Olimpíada Jaguaribana, levando a delegação de Limoeiro para Jaguaribe, a 8 de novembro. Faz concurso público de Títulos e Provas para a cadeira de Latim, promovido pela Faculddae de Filosofia do Ceará, em fevereiro. É nomeado pelo Governador do Estado do Ceará para o cargo de Professor Universitário, na cadeira de Latim da FAFIDAM, a 19 de julho. 1969 – Amplia a Quadra do Colégio Diocesano, com o apoio de José Nilson Osterne e da comunidade, para a realização da V Olimpíada Jaguaribana, iniciadas a 11 de outubro. 1974 – Dirige pela última vez a delegação limoeirense nos Jogos Estudantis Jaguaribanos, sediados em Limoeiro. 1978 – Nomeado pro-tempore 2º Diretor da FAFIDAM. 1984 – Eleito pelo Colégio Eleitoral e nomeado pelo Gov. Gonzaga Mota diretor da FAFIDAM, com mandato de quatro anos. 1992 – Convoca alunos, ex-alunos e professores para as comemorações do Cinqüentenário do Colégio Diocesano, em julho. Integra o Conselho Editorial de O PÃO, jornal literário editado em Fortaleza.
Boas vindas
"Amigo, seja bem-vindo! A casa é sua, não faça cerimônia. Vá pedindo, vá mandando. Seja seu tudo o que tenho de meu e mais a divina graça. Amigo, seja bem-vindo!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário